Nota pública: Defendemos educação de qualidade para os jovens. E os donos de escola?

Data: 09/04/2018

Autor: Fepesp


Somos professoras e professores da educação básica nas escolas particulares do Estado de São Paulo. Ensinamos com muita dedicação às crianças nos seus primeiros anos até os jovens que se preparam para a faculdade. São anos imprescindíveis na formação de todos nós.

Há mais de vinte anos trabalhamos dentro de regras que foram se aperfeiçoando. Regras que foram negociadas entre o sindicato e o setor patronal, conquistadas com persistência e que garantem condições de trabalho e qualidade ao ensino.

Ou melhor ― garantiam.

Porque, este ano, os donos das escolas resolveram rasgar esse conjunto de regras, que se conhece como Convenção Coletiva, uma extensão das leis do trabalho. Os donos de escolas, este ano, não quiseram mais negociar. Disseram não, disseram danem-se aos professores e aos auxiliares. Resolveram abraçar a perversidade da ‘reforma’ trabalhista. E abandonaram as negociações, deixando a Convenção caducar.

Tivemos que recorrer à Justiça. Mas até que nosso caso seja julgado, sabe-se lá quando, estamos em uma terra de ninguém, sem direitos, sem segurança. Sem garantia semestral de salários, que estabelecia um semestre estável. Com férias que podem ser picotadas. Com corte do tempo de recesso em que preparamos nossas aulas. Com a possibilidade de aumento no horário das aulas, sem aumento de pagamento por isso. Sem isonomia entre professores que têm a mesma função e horários. Sem respeito. Sem lei.

Por isso, estamos em estado de greve. Estado de greve por nossos direitos, pela qualidade da educação. A todos, pedimos compreensão e apoio nesta luta. Por um ensino de qualidade, pela valorização dos profissionais de educação.

PROFESSORAS E PROFESSORES • EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA DE SP • EM ESTADO DE GREVE

FEPESP: Sinpro ABC ● Sinpro Araçatuba e Birigui ● Sinpro Bauru ● Sinpro Campinas ● Sinteee Franca ● Sinpro Guapira ● Sinpro Guarulhos ● Sinpro Jacareí ● Sinpro Jaú ● Sinpro Jundiaí ● Sintee Lins ● Sinpro Osasco ● Sintraensino Ourinhos ● Sintee Presidente Prudente ● Sinpaae Ribeirão Preto ● Saae Rio Preto ● Sinpro Santos ● Sinpro São Carlos ● Sinpro S. José do Rio Preto ● Sinpro São Paulo ● Sinpro Sorocaba ● Sinpro Taubaté ● Sinpro Unicidades ● Sinpro Vales ● Sinpro Valinhos