Artigo Conteúdo

Não à Reforma da Previdência

Data: 09/02/2018

Autor: Renan Santos

A Reforma da Previdência voltou a ser pauta no Congresso Nacional com o fim do recesso parlamentar. É preciso barrar este retrocesso do governo de Michel Temer. A reforma viola os direitos e garantias das professoras e dos professores – no qual o governo de Michel Temer tenta aprovar ainda este mês.

Vale destacar que o discurso do atual governo de que a Previdência está quebrada e que em pouco tempo não haverá mais dinheiro para pagar aposentados e pensionistas é mentira. O problema da Previdência é de gestão, má administração, anistias, sonegação, desvios e roubalheira. Para equilibrar as contas da Previdência, em vez de alterar os critérios de acesso às aposentadorias, o governo deveria se dedicar a combater a sonegação, além de executar a cobrança aos grandes devedores da Previdência. Os números consolidados pela CPI comprovam que a Previdência é superavitária: entre 2000 e 2015, o superávit foi de R$ 821,7 bilhões. Em contrapartida, nos últimos 15 anos, a Previdência deixou de arrecadar mais de R$ 4,7 trilhões com desvios, sonegações e dívidas.

A Reforma da Previdência praticamente acaba com o direito à aposentadoria e prejudica, sobretudo, a população mais pobre. O desmonte da Previdência só interessa ao setor financeiro como bancos e empresas de previdência privada.

É preciso resistir a mais esse retrocesso e mostrar a população o quanto a reforma é prejudicial e acaba com o nosso direito à aposentadoria. Precisamos pressionar os deputados da nossa região para que votem contra, pois se votarem a favor, em outubro, não volta.

Força na luta!

O vereador Renan Santos (PCdoB), é professor e também secretário geral do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região – Sinpro-Sorocaba.