Busca:


Artigo Conteúdo

Planejamento Estratégico do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias

Data: 28/04/2009

Autor: Augusto César Petta


Nos dias 27, 28 e 29 de março de 2009, tive a oportunidade de participar juntamente com a Professora Viviana Aparecida de Lima - que é doutora, leciona na PUC-Campinas, Presidente da Apropucc e diretora do Sinpro Campinas - da coordenação do Seminário de Planejamento Estratégico Situacional - PES - do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul-RS.

O Seminário foi planejado pela Professora Viviana e por sua irmã gêmea, Liliana Aparecida de Lima também professora, mestra, que leciona na PUC-Campinas, e é  diretora da Apropucc e do Sinpro-Campinas.
 
Antes de nos dirigirmos ao local onde foi realizado o Seminário, tivemos a oportunidade de conhecer a sede do Sindicato dos Metalúrgicos . Ficamos impressionados com a organização dessa importante entidade que se destaca pela mobilização dos trabalhadores, que é intensa em determinados momentos, mesmo com as dificuldades impostas pelo neoliberalismo e pela reestruturação produtiva implantada no país a partir dos anos 1990. Lembro-me, por exemplo, quando nos opusemos à Emenda 3 que o Sindicato de Metalúrgicos de Caxias conseguiu uma grande mobilização dos trabalhadores, que se ausentaram do seu local de trabalho para ir às ruas da cidade, realizar um grande ato de protesto. Na sede, Professora Viviana e eu fomos muito bem recebidos pelo Vice-Presidente do Sindicato Leandro C. Velho pelo Tesoureiro Geral Werner Diehl e por outros diretores e funcionários. 

Antes do Seminário do PES, procuramos conhecer um pouco da história de lutas do Sindicato. Em vários contatos anteriores com a diretora do Sindicato Eremi Melo, tivemos conhecimento da intensa luta que a entidade desenvolve no que se refere às questões salariais e de condições de trabalho, à luta política e ideológica. No Portal do Sindicato, tivemos a oportunidade de constatar vários momentos da sua história, iniciada com a fundação em 1933.

Hoje, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias tem 3 vereadores na sua diretoria, inclusive o Presidente Assis Melo, que obteve, na última eleição o maior número de votos da história da cidade de Caxias, no que se refere à votação para o Legislativo Municipal. Caxias do Sul tem 415 mil habitantes, aproximadamente 6500 indústrias abrigando um dos principais pólos mecânicos e metalúrgicos do país.

Durante o Seminário de Planejamento Estratégico, 33 diretores durante 16 horas, discutiram sobre a missão do Sindicato, os objetivos gerais, os objetivos específicos, os problemas e nós da ação sindical, a definição das ações e o estabelecimento de prazos relativos à formação e estudos sobre automação,comunicação, imprensa e divulgação, organização interna e administração geral, jurídico, saúde do trabalhador, questões referentes à mulher,esporte e cultura , organização por local de trabalho, ação intersindical.

Ressalta-se que, na definição dos projetos prioritários - momento muito importante na aplicação do PES - o de formação foi o que obteve  maior número de votos . Este é um indicador que demonstra o grande envolvimento  da entidade no processo de formação e qualificação de seus dirigentes e dos novos militantes que desenvolvem ações sindicais.

Os diretores que participaram do Seminário do PES irão se reunir com todos os demais diretores nos respectivos Departamentos para através de uma matriz adequada, elaborar projetos que deverão ser levados à prática.Existe, entre os 33 diretores participantes, a convicção de que o que foi decidido deverá ser realizado praticamente e evidentemente, isso é fundamental.

Esperamos que todas as entidades classistas realizem Seminários de Planejamento Estratégico Situacional e executem na prática , as decisões tomadas. Carlos Matus, chileno, Ministro do Governo Allende foi quem desenvolveu a proposta teórica-metodológica do PES. E ele afirmava com muita ênfase, que ´´Se planejar é sinônimo de conduzir conscientemente, não existirá então alternativa ao planejamento. Ou planejamos ou somos escravos da circunstância. Negar o planejamento é negar a possibilidade de escolher o futuro, é aceitá-lo seja ele qual for´´.

Desejamos fortemente que o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias continue cada vez mais realizando a missão definida pelos seus diretores, que é a seguinte: ´´constituir-se como instrumento classista de luta da categoria, contribuindo para a elevação do seu nível de consciência de classe e como participante ativo, junto aos movimentos sociais, da vida política do país, como forma de intensificar a conquista do socialismo´´.