Busca:


Artigo Conteúdo

O SINPRO e a saúde dos professores

Data: 27/01/2010

Autor: Prof. Nilton Rodrigues da Costa


O SINPRO Sorocaba empreendeu em meados de 2009 uma intensa campanha para oferecer plano de saúde da Unimed aos professores filiados. A procura foi menor do que a esperada, fazendo com que os dirigentes deste Sindicato concluíssem que, a grande maioria dos profissionais da Educação de Sorocaba e região,, já o possuía.

 

Isso fez com que o SINPRO, ao menos sugerisse aos seus filiados que buscassem ter, cada um a seu modo, e com suas particulares condições, uma atenção especial com a saúde que é, sem dúvida, nosso maior bem.

 

Essa atenção deve ser dirigida no sentido da prevenção através da realização de exames e check-ups periódicos e avaliação médica, para, a partir daí, iniciar a prática da atividade física adequada à sua real necessidade, sob orientação e competência de profissionais da educação física, prática essa a ser realizada de maneira consciente, espontânea, persistente e constante.

 

Ninguém mais nega a necessidade de tomada de decisão voltada para o compromisso com a saúde e bem estar pessoal, com reflexos na família, no trabalho e no grupo de amigos. Isso não implica em dizer que o SINPRO considere tarefa fácil tal atitude e formação de hábitos. Os professores conscientes terão que de um lado, estarem motivados para tal prática e de outro lado, terem condições reais para isso. Os afazeres domésticos, os filhos, os horários de trabalho, a locomoção, o trânsito, enfim uma enorme lista tem sido citada, tornando muitas vezes incompatíveis com  hábitos normais de nós brasileiros, que alegamos não ter tempo para exercitarmos nossos próprios corpos.

 

O SINPRO, aproveitando o raro momento de propostas de mudanças que fazemos a nós mesmos, prometendo que no ano que vem vamos ser mais felizes, vamos emagrecer, vamos cantar mais, dançar mais, ter mais amigos e trabalhar melhor, sugere e orienta a todos a prática da atividade física visando um modo de vida saudável e feliz, que refletirá no desempenho profissional eficiente.