Biometria será obrigatória na eleição do próximo ano

Data: 09/06/2017

Todas as sorocabanas e sorocabanos que forem votar nas próximas eleições, têm até o dia 23 de março de 2018, para realizar o cadastramento pelo sistema de biometria da Justiça Eleitoral. Eleitoras e eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, cujos cartórios funcionam em Sorocaba, também são obrigados a fazer o cadastramento. Trata-se de mais um método que garantirá uma maior segurança ao processo eleitoral brasileiro.

Todas as eleitoras e eleitores, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos (voto facultativo), são obrigados a cadastrar seus dados biométricos.

Em caso de não comparecimento, o título de eleitor será cancelado, o que acarreta problemas para fazer ou renovar passaporte, admissão em empresas, cancelamento do CPF, suspensão de recebimento de benefício do INSS, não participar dos programas sociais do Governo Federal, não poder assumir cargo público, dentre outras restrições.

A central de atendimento para revisão biométrica está funcionando no Shopping Iguatemi Esplanada, no Parque Campolim. Além do shopping, o cadastramento obrigatório pode ser feito de segunda à sexta-feira, entre 12h e 18h, nos cartórios eleitorais que funcionam no fórum localizado na praça da Maçonaria, Jardim Paulistano (próximo ao Colégio Salesiano). O serviço também está disponível na unidade do Poupatempo, na rua Leopoldo Machado, 525, próximo ao Terminal São Paulo, entre 9h e 17h.

O agendamento deverá ser feito pelo site do TRE ou pessoalmente e levar no dia marcado documento oficial de identificação com foto, título eleitor, caso possua, e comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão. O agendamento não é necessário para atendimento no Poupatempo.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (15) 3222-2177.