Busca:


Notícias da Educação

14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue


Data: 14/06/2017

Fonte: Alex da Matta, Sinpro-Sorocaba


Todos os anos, países de todo o mundo celebram o Dia Mundial do Doador de Sangue. O dia 14 de junho tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e seus derivados seguros, além de agradecer aos doadores por sua iniciativa, que pode salvar vidas.
 
O sangue é um recurso importante tanto para tratamentos planejados como para intervenções urgentes. Ele ajuda pacientes que sofrem de doenças crônicas graves a viver por mais tempo e com mais qualidade, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para tratar feridos durante emergências (como desastres naturais, acidentes e conflitos armados) e carrega uma função essencial na assistência materna e perinatal. 
 
Para garantir a disponibilidade de estoques seguros, é necessário impulsionar a coordenação nacional dos serviços de sangue a partir de doações voluntárias não remuneradas. No entanto, em muitos países, os serviços de sangue têm dificuldade para conseguir estoques suficientes e garantir, ao mesmo tempo, sua qualidade e segurança.
 
A campanha deste ano tem foco na doação de sangue em situações de emergência. Em qualquer crise ou situação emergencial, a resposta humana natural é “O que pode ser feito? Como posso ajudar?”. Por isso, o slogan para a campanha de 2017 é: “O que você pode fazer?”, “Doar sangue. Doar agora. Doar regularmente”.
 
A campanha enfatiza o papel que cada pessoa exerceria ajudando aos outros em situações de emergência por meio da doação deste material tão valioso que é o sangue. Centra-se, também, na importância de doar sangue regularmente, para que a reserva sanguínea seja suficiente antes que haja uma emergência.
 
Doações em Sorocaba
 
O Hemonúcleo de Sorocaba fica à av. Com. Pereira Inácio, 564, ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros, no jardim Vergueiro. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30.
 
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 Kg, com qualquer tipo sanguíneo. Para doar, basta comparecer ao Hemonúcleo e apresentar o documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta. Homens podem doar com um intervalo de 60 dias e mulheres, de 90.
 
Informações: (15) 3224-2930 ou 3332-9461.