Busca:


Notícias da Educação

Dieese lançará Jornada Especial sobre enfrentamento da reforma trabalhista


Data: 14/07/2017

Fonte: Agência Sindical


O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) prepara jornada especial acerca da reforma trabalhista, aprovada pelo Senado na terça (11) e sancionada ontem pelo presidente Temer. O objetivo é avaliar os impactos do novo padrão de relações do trabalho e debater meios de resistir nas bases trabalhadoras a seus aspectos mais agressivos. 

Segundo o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o lançamento do novo conjunto de jornadas deve ocorrer dia 27 de julho, em São Paulo. O lançamento, que deve ter transmissão ao vivo pela internet, das 9h às 10h30, deve reunir a direção sindical do Dieese, seu corpo técnico e as Centrais Sindicais. A ideia é que, após o evento em SP os escritórios regionais prossigam os debates com dirigentes sindicais de cada região. 

Clemente Ganz Lúcio é diretor-técnico do Dieese

 

Campanhas - Muitas categorias, como bancários, metalúrgicos, vestuário, têxteis, comerciários etc., farão campanha salarial no segundo semestre. Clemente observa: “É importante que, dentro da diversidade do sindicalismo, as Centrais, Federações e Confederações busquem orientar suas bases a fazer essa resistência já nas negociações coletivas”. Confederações, como a CNTA Afins, já estão fazendo isso.

Em agosto, o Dieese deve reunir a direção nacional e o conselho político. Clemente adianta: “Vamos propor o debate permanente, a fim de que as jornadas possam ir acumulando estratégias e alternativas do nosso lado, no que diz respeito a aspectos gerais, mas também frente a questões específicas, como a jornada de trabalho intermitente”.

Centrais e Dieese se reúnem em São Paulo, na sede da Nova Central

 

Resistência - Centrais Sindicais e técnicos do Dieese se reuniram ontem em São Paulo, na sede da Nova Central, a fim de debater os impactos da reforma trabalhista e ações visando o combate aos seus efeitos mais danosos à classe trabalhadora.

A forma do evento em 27 de julho pode ainda sofrer alterações, conforme as demandas do sindicalismo e a agenda nacional.