Busca:


Notícias da Educação

Dia do Escritor


Data: 25/07/2017

Fonte: Alex da Matta, Sinpro-Sorocaba


Instituido em 1960 pelo então presidente da União Brasileira de Escritores, João Peregrino Júnior e pelo vice-presidente, o célebre escritor Jorge Amado, o Dia do Escritor celebra as pessoas que se dedicam às palavras escritas. 
Os escritores brasileiros representam a identidade cultural do país, fazendo da palavra a matéria-prima de sua arte. 
Seja em textos científicos ou fictícios, os escritores precisam ter a grande habilidade para entreter leitores, dependendo de um vasto conhecimento linguístico e de uma boa dose de criatividade e conhecimentos gerais.

 

"Escrever é estar no extremo de si mesmo" (João Cabral de Melo Neto)

 

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902.

Faleceu em 1987, no Rio de Janeiro. Maior poeta brasileiro do século XX

 

Projetos no Brasil

O Brasil conta com mais de trinta projetos de incentivo à leitura, bem como diversas bibliotecas públicas e com acervos riquíssimos. O Plano Nacional do Livro e Leitura é um dos projetos mais importantes no meio literário, pois, ele oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais, investem em traduções, além de outros benefícios para os Escritores e para a literatura brasileira como um todo.

 

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912 no município de Itabuna, Bahia.

Faleceu em Salvador, no dia 06 de agosto de 2001, aos 88 anos

 

Biblioteca Municipal de Sorocaba

Localizada no Alto da Boa Vista, próximo à Prefeitura, a biblioteca municipal de Sorocaba é pública e conta com um acervo de 53 mil volumes divididos em: infantil, circulante/pesquisa, autores sorocabanos, braille, obras raras e periódicos. Ainda conta com auxilio a pesquisa, empréstimo domiciliar, acesso a internet gratuita e visita monitorada.