Busca:


Notícias da Educação

Para onde vai a formação de professores?


Data: 11/09/2017

Fonte: Blog Avaliação Educacional


O MEC informou, participando do Fórum Estadão sobre o ensino médio, que estuda medidas para a formação de professores. Entre elas estão: criar até o final do ano uma nova base para os currículos de licenciatura (conteúdos e habilidades que toda licenciatura deveria ter), reforçar a complementação pedagógica a distância e criar especializações no ensino médio que apresentem aos alunos a carreira de professor. As medidas deverão ser apresentadas em outubro.

O governo também quer usar os programas federais como ProUni e o Fies para induzir as universidades a adotarem a nova base curricular.

“A gente tem, por exemplo, (a possibilidade de) os financiamentos estarem atrelados a determinados modelos curriculares”, diz o secretário de Educação Básica do MEC, Rosieli Soares da Silva. “Se tivermos uma orientação no MEC dizendo qual é o mínimo que um professor tem de saber, teremos condições de influenciar com muito mais efetividade as redes privadas”, afirmou.

Não está descartada a antecipação da formação de professores para o ensino médio. A Secretária Executiva, Maria Helena, menciona a inclusão entre os itinerários formativos do ensino médio.

“Não é formá-los para serem professores no nível médio, mas prepará-los para seguir a licenciatura e entender o que é a carreira de docente”, diz Maria Helena. “Mas não há decisões tomadas ainda.”

Leia mais aqui com informações do Estadão.

Do blog Avaliação Educacional