Dia Nacional da Saúde

Data: 05/08/2018

Dia (5) é o Dia Nacional da Saúde. A data visa conscientizar sobre a importância dos cuidados que cada um deve ter com o corpo, do valor da saúde e dos cuidados para com ela. O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola, no Brasil, no começo do século XX.

Um dia para ressaltar a importância de buscar, no dia-a-dia, um equilíbrio físico e mental. Para isso alguns fatores devem ser seguidos também por professoras e por professores, como uma boa alimentação, um bom descanso, atividades físicas e cuidados com a higiene pessoal.

Confira algumas dicas para o seu bem estar.  Faça do cuidado com a sua saúde um hábito.

1-) Alimente-se à base de frutas, verduras,  proteínas e carboidratos.

2-) Pratique atividade física, movimente-se. Uma caminhada de 30 minutos por dia é capaz de dar uma guinada na saúde.

3-) Mantenha-se hidratado. Evite bebidas alcoólicas e gaseificadas. Dê preferência aos sucos naturais, água e chás.

4-) Use filtro solar. É muito importante para evitar queimaduras e até o surgimento do câncer de pele.

5-) Durma o necessário. Um local confortável, sem ruídos e livre de claridade contribuirá para um sono de qualidade.

6-) Esqueça o cigarro. Reconhecidamente ele é o causador de diversas doenças como câncer de pulmão e enfisema pulmonar. Deixar de fumar não é uma tarefa fácil e simples e é preciso muita força de vontade e apoio de todos.

As Convenções e Acordos Coletivos, que a cada um ou dois anos são assinados entre os sindicatos dos professores e os sindicatos patronais, também trazem cláusulas sobre saúde. Confira algumas delas no guia abaixo, elaborado pela Fepesp. Sempre que tiver alguma dúvida, entre em contato com o Sinpro-Sorocaba.

Direitos das Professores e professores -  Doenças / Saúde

>> Aborto

>> Acompanhamento do filho de até 6 anos

>> Acidente de trabalho