Busca:


Notícias da Educação

Educação Superior: veja a íntegra da sua convenção coletiva


Data: 17/08/2018

Fonte: FEPESP


As professoras e os professores da rede privada de ensino superior em São Paulo tem uma nova série de direitos na Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019. As cláusulas valem para as categorias até 29 de fevereiro de 2020. São direitos que vão além da CLT, não dependem da bondade das instituições e nem são ordens do MEC: são conquistas da Campanha Salarial, construídas durante o período de negociações. Agora tem força de lei.

O acordo firmado nestas convenções coletivas foi resultado de uma campanha difícil. No início das negociações, em fevereiro, as instituições estavam decididas a reduzir seus custos com pessoal - e garantir a lucratividade das faculdades - reduzindo as despesas. Vieram dispostas a eliminar a sua assistência médica, cortar bolsas de estudo e não falar em reajuste.

Com reuniões e assembleias nos sindicatos, a comissão de negociação formada pela Fepesp e seus sindicatos integrantes conseguiu impedir que as mantenedoras eliminassem a assistência médica. Foi construída uma proposta que mantêm os planos de saúde, com algumas modificações. A proposta inclui reajuste pela média dos índices de inflação, de 2,14%, retroativo a 1º de março, data base de professores e auxiliares de administração escolar.

Confira na íntegra a convenção coletiva: https://goo.gl/rtGy7e.