Busca:


Notícias da Educação

Censura nas escolas: manual essencial de defesa das professoras e dos professores


Data: 27/11/2018

Fonte: Alex da Matta, Sinpro-Sorocaba


Professoras e professores têm agora um guia importante para sua defesa contra tentativas de cerceamento de conteúdo em sala de aula ou de intimidação profissional fora dela. Este “Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas” foi produzido com o apoio de entidades que representam os profissionais da educação e de movimentos sociais e de defesa dos direitos humanos. A Fepesp e os seus sindicatos integrantes, entre eles o Sinpro-Sorocaba, são instituições parceiras neste Manual.
 
É bom ter o Manual sempre em mãos. E lembramos que o primeiro recurso das professoras ou dos professores, de nossa base, que se sentirem atingidos, é o de procurar o Sinpro-Sorocaba pelo telefone (15) 3222-5783, nosso WhatsApp (15) 99175-3963 ou email: contato@sinprosorocaba.org.br.
 
E por que é preciso, neste momento, um Manual de Defesa? “A explosão destes conflitos contra professoras e professores não é voluntária, mas deliberadamente provocada por movimentos que se alimentam da desinformação geral, dos preconceitos e, de forma leviana, mobilizam o sentimento das famílias sobre temas naturalmente inquietantes do ensino”, explicam os autores. “Ocorre que os princípios constitucionais da educação escolar são direitos previstos como cláusulas pétreas (imutáveis) na Constituição, cujo propósito é justamente servir à proteção e à defesa de educadoras e educadores, estudantes e escolas contra ameaças que possam sofrer.”
 
O Manual tem também o apoio institucional do Ministério Público Federal e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. De leitura fácil, o Manual traz exemplos de casos concretos e situações enfrentadas por docentes, como o problema foi ou pode ser encaminhado e os procedimentos de defesa.
 
Leia aqui e carregue sempre com você: http://www.sinprosorocaba.org.br/noticias_fotos/3660_arq.pdf.