Diretora do Sinpro-Sorocaba é homenageada na Câmara Municipal

Data: 12/03/2019

Na noite de ontem (11), com a iniciativa do vereador Renan Santos (PCdoB) e secretário-geral do Sinpro-Sorocaba, ocorreu uma homenagem à diretora de finanças do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região Mara Kitamura, que também exerce as funções de Secretária da Educação da CTB-SP, 2ª Suplente do Conselho Fiscal da CTB Nacional e suplente da Contee.

À senhora Kitamura foi oferecido o diploma Salvadora Lopes.

O Diploma Salvadora Lopes é uma honraria concedida pela Câmara Municipal de Sorocaba às mulheres que, no município, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania concernente à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

Anualmente, a Câmara Municipal homenageia 5 mulheres com esse diploma.

O nome da honraria faz referência à Salvadora Lopes Peres, que foi líder operária e comunista na década de 40 do século XX. Filiada ao partido comunista, disputou as eleições de 1947 pelo PST, criado para abrigar os comunistas quando a legenda foi tornada ilegal. Naquele ano, foi a primeira mulher a se eleger vereadora em Sorocaba. Contudo, sua candidatura foi cassada e ela foi impedida de tomar posse, tendo seus direitos políticos suprimidos.