Busca:


Notícias da Educação

Outubro Rosa: A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama


Data: 01/10/2019

Fonte: Táscia Souza, Contee


Outubro começa hoje (1°) e, com ele, a campanha destinada a enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Contee, mais uma vez, abraça essa causa e estimula todos os sindicatos e federações filiadas a apoiarem e desenvolverem ações nesse sentido, sobretudo levando em consideração que representamos uma categoria formada, em sua maioria, por trabalhadoras.

 
A campanha ganhou o nome Outubro Rosa por conta da cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.
 
Em 2019, as ações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) têm como tema “Câncer de mama: juntos, sem medo”. O objetivo é fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença.
 
Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer seu próprio corpo e ficar atenta às alterações suspeitas, o Outubro Rosa busca também a conscientização e a disseminação do maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.