Busca:


Notícias da Educação

Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários


Data: 07/10/2019

Fonte:


Qual a função pedagógica das/dos profissionais da educação em relação à saúde mental das crianças, das/dos adolescentes escolares e das/dos jovens universitárias/os? Qual o papel da escola e da universidade em relação à promoção da saúde emocional de suas/seus estudantes? A fim de responder a estas questões, dois grupos de pesquisa − Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE) e Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) – se unem na organização deste Seminário que, mantendo foco no campo da formação de professoras/es, reúne profissionais da área da Assistência Social, da educação e da psicologia que dão a conhecer as principais características do cuidado em saúde mental desde a infância, modos de atuação para a prevenção de problemas e avanços mais significativos para os contextos da educação infantil, do ensino fundamental e médio. Além disso, o evento aborda o cotidiano social e a dinâmica universitária das/dos estudantes do campus Sorocaba da UFSCar. Vale ressaltar que a saúde integral dos/as educadores/as, nos diversos níveis de ensino, é de fundamental importância para facilitar e preservar a saúde mental e emocional das/dos estudantes. Portanto, é preciso considerar a interferência da dinâmica institucional como promotora, inibidora ou impeditiva ao desenvolvimento da saúde das/dos que nela vivem e a constroem.    
 
LOCAL: Auditório do ATLab
 
Não é necessário inscrição prévia. Será fornecido certificado de participação.
 
Será feita uma transmissão ao vivo pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Sorocaba e transmitido por duas paginas da ONG: do Facebook e do Instagram. 
 
Os endereços são: Facebook: https://www.facebook.com/esfsorocaba/
Instagram: @esfsorocaba