NOTÍCIAS

14 de Novembro: Dia Nacional da Alfabetização

Instituído em 1966, o Dia Nacional da Alfabetização, relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública.

Embora a importância social da leitura seja reconhecida por 80% da população brasileira, 48% das pessoas declaram não ler livros, pois apresentam graves dificuldades de compreensão.

No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população. É o que mostra a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no dia 14 de setembro de 2020, com dados de 2019. Esses leitores são, em números absolutos, não estudantes (61,2 milhões), da classe C, D e E (70 milhões) e de renda familiar entre um e cinco salários mínimos (76,3 milhões).

Os dados foram colhidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, confirmando que o analfabetismo funcional precisa ser tratado com maior seriedade.

As mudanças devem ter início na escola, e é imprescindível o comprometimento de toda a comunidade escolar para a erradicação do problema.

O Sinpro-Sorocaba avalia que melhores condições de aprendizagem e de ensino começam com a valorização das professoras e dos professores do nosso país.

O ato de aprender a ler e a escrever não se baseia unicamente na alfabetização, mas também no desenvolvimento da capacidade, interpretação e produção de conhecimento.

No Dia da Alfabetização, a prática de atividades nas escolas pode auxiliar no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo. Neste dia você pode aproveitar para:

Realizar um concurso de poesia, incentivando as alunas e os alunos a produzir seus próprios poemas.
Desenhar e pintar algo relacionado sobre viver em um país alfabetizado.
Fazer um concurso de soletrar/ditado.

Comemore o dia 14 de novembro — Dia Nacional da Alfabetização — na companhia de um livro! Boa leitura!