NOTÍCIAS

DITADURA MILITAR NO BRASIL

O dia 1º de abril de 1964 marcou o início da Ditadura Militar no Brasil, um período de 21 anos (1964-1985) de repressão política, censura e perseguições. O golpe militar depôs o presidente João Goulart e instaurou um regime autoritário, apoiado por setores das Forças Armadas, empresários e parte da elite política, sob o pretexto de combater o comunismo.

Apesar de a narrativa oficial ter estabelecido o dia 31 de março como data do golpe, historiadores destacam que foi em 1º de abril que os militares consolidaram o controle do país. Por isso, muitos críticos ironicamente associam o evento ao “Dia da Mentira”.

Durante a ditadura, houve cassação de direitos políticos, fechamento do Congresso Nacional, censura à imprensa, tortura e assassinato de opositores. A resistência ao regime se deu por meio de movimentos estudantis, sindicatos, jornalistas e guerrilhas urbanas e rurais. Somente em 1985, com a eleição de Tancredo Neves e o processo de redemocratização, o Brasil voltou a ter um governo civil.

Lembrar essa data é essencial para reafirmar o compromisso com a democracia e garantir que períodos de repressão nunca mais se repitam. O Sinpro-Sorocaba sempre estará ao lado do povo, lutando contra injustiças e qualquer ameaça à democracia. Ditadura nunca mais! Povo no poder!