Brasileiras e brasileiros voltarão às urnas. Neste ano, a votação ocorrerá para deputado/a federal; deputado/a estadual; senador/a; governador/a e presidente da república. O primeiro turno ocorrerá em 2 de outubro (primeiro domingo do mês). Em caso de segundo turno, a eleição será no dia 30 (último domingo de outubro). O Sinpro-Sorocaba, diante do seu compromisso como sindicato cidadão, incentiva a categoria a prestar atenção em todas as campanhas das candidatas e candidatos que estão disputando as vagas. “O voto nos dá o poder de mudar o cenário político brasileiro, por isso alertamos as professoras e os professores para que prestem atenção nas campanhas, conheçam o projeto de cada candidatura, avaliem a prioridade que cada projeto oferece para a educação e façam escolhas de forma séria e consciente”, afirma a presidente do Sinpro, professora Mara Kitamura. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece explicações sobre todo o processo eleitoral e dá ferramentas para que as cidadãs e os cidadãos conheçam as candidaturas, a legislação eleitoral e local de votação.
Dicas do Sinpro para a escolha de representantes: – Fique de olho no histórico do/a candidato/a: veja como já votou, caso tenha um passado político, se acumula processos por má gestão (“ficha suja”) etc;
Conheça as propostas das candidaturas, analisando viabilidade, prioridades e coerência com a ideologia partidária;
– Questione. Se ainda tem dúvidas, as candidatas e os candidatos possuem espaços – como as redes sociais – para responder aos questionamentos. Leia os materiais. Participar e se informar são atitudes fundamentais para garantir que os maus políticos não se elejam.
– Para votar nos cargos que estarão em disputa neste ano é simples. Basta inserir o número eleitoral de seu candidato e, em seguida, apertar a tecla verde (CONFIRMA).
– A ordem de votação é: Deputado estadual: 5 dígitos; Deputado federal: 4 dígitos; Senador: 3 dígitos; Governador: 2 dígitos; Presidente: 2 dígitos.
– Ao final do processo completo, aparecerá na tela a mensagem “FIM”.
Caso esteja em um município com pelo menos 200 mil eleitores (caso de apenas 92 cidades brasileiras), é possível que você tenha que retornar à urna no fim do mês de outubro, para mais uma vez manifestar sua escolha. Seu candidato do primeiro turno pode não estar mais na disputa, por isso considere alternativas.