Participação está prevista na Convenção Coletiva das professoras e dos professores que tem validade garantida até 12 de julho por garantia de ultratividade nas negociações da Campanha Salarial 2022.
O direito ao abono de faltas para participação em assembleias sindicais foi uma conquista de campanha salarial que passou a constar na convenção coletiva do ensino superior. Pela cláusula, professoras e professores terão sua falta justificada e o pagamento garantido pela participação na atividade.
A convenção coletiva mais recente das professoras e dos professores no ensino superior teve sua validade até o dia 28 de fevereiro de 2022, sendo 1º de março a data base para sua renovação. As negociações para sua renovação tem se estendido em grande parte pelo impasse criado pelas mantenedoras, que insistem em reajuste salarial inaceitável de 4% agora, 2% em janeiro de 2023 e um abono de 30% em outubro, que não se incorpora o salário. Confira aqui: .
Como resultado destas negociações, em 18 de maio foi acordado, na reunião entre o Semesp, a Fepesp e demais federações, o sindicato patronal acatou o pedido de ultratividade da convecção coletiva – sendo “ultratividade” o termo que define a manutenção das cláusulas do acordo coletivo durante as negociações. Neste caso, o acordo prevê a manutenção das cláusulas até 12 de julho.
Em breve, o Sinpro-Sorocaba enviará o link da assembleia virtual com o devido horário.
Todos devem ficar atentos às convocações do Sinpro-Sorocaba. A manifestação das assembleias foi contundente: não aceitamos salários sem a reposição da inflação. Discuta essa situação com seus colegas, nas instituições de ensino ou nas plataformas remotas.
Fonte: Fepesp