NOTÍCIAS

Professoras e professores da educação básica aprovam contraproposta patronal

Em assembleia virtual da educação básica realizada neste sábado (27), professoras e professores da base do Sinpro-Sorocaba da educação básica aprovaram, por unanimidade, a contraproposta do sindicato patronal e autorizaram a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho de 2024, que terá validade de um ano (até 28 de fevereiro de 2025).

No chamado pacote econômico, o reajuste total será de 5% (correspondendo à média dos índices inflacionários apurados pelo INPC e pela FIPE, de 3,44%, mais 1,56% de aumento real), retroativo a março. Houve ainda a unificação do piso da educação infantil com o do fundamental I, o que representa um ganho de 17,4% para quem atua no segmento. Além disso, está determinado um aumento do vale-alimentação para R$ 150 (ganho de 23%) e da cesta básica (produtos) de 12 ou 24 quilos para 30 quilos (ganho de até 150%). O abono ou PLR será de 18%, em parcela única a ser paga até 15 de outubro.

Na antiga cláusula de atividade substitutiva, foram incluídas todas e quaisquer atividades avaliativas adaptadas para estudantes portadores de singularidades ou com déficit de aprendizagem, assim como a orientação de trabalho acadêmico, colocando novas barreiras ao excesso de trabalho. Outro avanço significativo diz respeito às e aos docentes ingressantes: quaisquer profissionais habilitados e licenciados que forem contratados pelas escolas para exercer atividade docente, independentemente da nomenclatura utilizada (monitor, tutor e que tais), são considerados professores e, portanto, deverão estar protegidos pelos direitos estabelecidos pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Foram feitos ainda ajustes, em benefício da categoria, nas redações das cláusulas que dão conta do atraso no pagamento do 13º salário e do início das férias coletivas.

Para mais informações, o telefone do Sindicato é (15) 3222-5783 / WhatsApp: (15) 99175-3963.