NOTÍCIAS

Randolfe: CPI do MEC será protocolada nos próximos dias

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que o requerimento para a criação da CPI do MEC já conta com 28 assinaturas de senadores, uma a mais do que o mínimo necessário ao registro do pedido de instalação. O parlamentar afirmou que espera conseguir mais apoios nos próximos dias.

— Não protocolaremos ainda no dia de hoje [quinta-feira] esse requerimento de comissão parlamentar de inquérito. Aguardaremos pelo menos até a próxima terça-feira — esclareceu Randolfe, acrescentando que fará isso para garantir que não haja risco de “derrubada” do requerimento.

Para o senador da Rede, é possível que a CPI seja instalada ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar, que começa em julho. Mas ele reconheceu que os trabalhos de investigação só devem ter início em agosto, após o recesso.

— Há alguma dúvida de que houve um esquema tenebroso de tráfico de influência no âmbito do Ministério da Educação? — questionou Randolfe, ao defender que a CPI, se instalada, investigue não só as denúncias contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, mas também as suspeitas de irregularidades no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Colégio de Líderes

Na quarta-feira (22), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a possível criação da CPI do MEC poderá ser analisada pelo Colégio de Líderes.

Para Pacheco, em termos de conveniência e oportunidade, o momento pré-eleitoral é algo que pode prejudicar o escopo de uma CPI, que, ressaltou ele, deve ser isenta e ter o tempo necessário para a apuração a que se propõe.

— O fato de estarmos muito perto das eleições termina prejudicando o trabalho dessa e de qualquer outra CPI. Talvez seja o caso de submeter ao colégio de líderes esse e outros pedidos — ponderou o presidente do Senado.

De acordo com Randolfe, o requerimento que pede a criação da CPI do MEC já tem as seguintes assinaturas:

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) Paulo Paim (PT-RS)
Humberto Costa (PT-PE) Fabiano Contarato (PT-ES)
Jorge Kajuru (Podemos-GO) Zenaide Maia (Pros-RN)
Paulo Rocha (PT-PA) Omar Aziz (PSD-BA)
Rogério Carvalho (PT-SE) Reguffe (União-DF)
Leila Barros (PDT-DF) Jean Paul Prates (PT-RN)
Jaques Wagner (PT-BA) Eliziane Gama (Cidadania-MA)
Mara Gabrilli (PSDB-SP) Nilda Gondim (MDB-PB)
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) José Serra (PSDB-SP)
Eduardo Braga (MDB-AM) Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Cid Gomes (PDT-CE) Alessandro Vieira (PSDB-SE)
Dário Berger (PSB-SC) Simone Tebet (MDB-MS)
Soraya Thronicke (União-MS) Rafael Tenório (MDB-AL)
Giordano (MDB-SP) Izalci Lucas (PSDB-DF)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil