O Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região (Sinpro) foi fundado em 16 de setembro de 1989, em uma assembleia realizada na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Cerca de 30 professores, reunidos sob a convocação da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (FETEE-SP), indicaram o professor Waldir Guedes Machado como o primeiro presidente.
Em 1992, uma reorganização no Sindicato ocorreu após um movimento que pedia o fim da arrecadação sindical, resultando na realização da primeira eleição direta do Sinpro em 18 de fevereiro de 1993.
Desde 2008, o Sinpro fortaleceu-se ainda mais ao filiar-se à Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), à Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participando também da diretoria dessas entidades.
Atualmente, o Sinpro representa mais de dois mil professores sindicalizados, sendo fundamental na defesa dos direitos da categoria através de negociações coletivas com instituições de ensino e continua firme na luta por melhorias nas condições de trabalho e por melhores salários para a categoria, mantendo seu papel essencial na defesa dos direitos das professoras e dos professores.