O Sinpro-Sorocaba convoca as professoras e os professores do ensino superior para assembleia extraordinária virtual que será realizada na sexta (24), às 17h, para discutirmos a contraproposta patronal.
Participe!
Peça o link da assembleia pelo nosso WhatsApp: (15) 99175-3963 ou ainda pelo e-mail: [email protected].
Impasses na negociação:
Na reunião de negociação realizada na segunda-feira (6), a Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) colocou na mesa de conversas do ensino superior, oficialmente, uma proposta que contempla as deliberações da categoria e procura delimitar o que em negociação se chama de “zona de conflito”, concentrando as reivindicações em três focos específicos: a reposição da inflação com garantia de aumento real; o piso salarial; e a regulamentação das disciplinas a distância em cursos presenciais.
Até o momento, as mantenedoras têm se mostrado intransigentes em relação às reivindicações das professoras e dos professores. A contraproposta patronal de 3,44% de reajuste é inaceitável sob vários aspectos. Primeiro porque ela não significa aumento real, ou seja, não repõe as perdas de quase 7% no salário-base que tivemos em 2020 e 2021.
Nossa única vantagem, por hora, é que as cláusulas da convenção coletiva estarão em vigor até fevereiro de 2025 e até lá os patrões não poderão mexer em direitos já conquistados pelos professores, como férias, recesso, bolsa de estudos, plano de saúde e estabilidade pré-aposentadoria, entre outros. Mas fiquemos atentos, pois a retirada de direitos está sempre no horizonte das mantenedoras.
No dia 27 de maio teremos mais uma rodada de negociação com o Semesp e vamos exigir aumento real, regulamentação do EaD e prazos para o estabelecimento de piso salarial que atenda as necessidades dos professores do ensino superior.
Para mais informações, o telefone do Sindicato é (15) 3222-5783 / WhatsApp: (15) 99175-3963.