No sábado (23), professoras, professores e convidados em geral, tiveram uma tarde de café e debate com o professor Euzébio Jorge, doutor em desenvolvimento econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O professor esteve em Sorocaba para o lançamento do seu livro “Juventude, Trabalho e o Subdesenvolvimento” que retrata um importante estudo sobre o desemprego do jovem, relacionado com as mudanças estruturais no Brasil, obra derivada do doutoramento de Euzébio Jorge com orientação de Márcio Pochmann. Entre os anos de 2003 e 2013 o Brasil registrou um consistente crescimento econômico que, associado à implementação de políticas sociais e de emprego, proporcionou redução da desigualdade, ampliação dos empregos formais, redução da desocupação e elevação da renda das famílias, impactando especialmente a inserção laboral dos jovens. No período também se processaram mudanças no padrão de acumulação em esfera global, marcadas por financeirização, inovações tecnológicas e organizacionais e mudanças institucionais que promovem alterações nas trajetórias formativas e profissionais.
O autor também analisa mudanças estruturais, tendências do mercado de trabalho no Brasil e também aponta para o desemprego e a necessidade de políticas públicas que permitam a inserção qualificada dos jovens.
A presidente do Sinpro-Sorocaba, Mara Kitamura, agradeceu a presença do professor Euzébio Jorge e destacou a importância desse livro: “É evidente que o jovem precisa de investimento. No governo passado não vimos nada disso. Motivar, gerar oportunidades e criar perspectivas de futuro para o jovem. A nossa juventude não pode perder a esperança e os governos precisam se adaptar para assegurar direitos”.