Foto: Caio Ayres/Metrópoles
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oficializou na quinta-feira (15) a candidatura a prefeito de Sorocaba de Calebe Henrique, do PCO (Partido da Causa Operária), o quarto na disputa. Um dia antes, estavam confirmados apenas o atual prefeito, Rodrigo Manga (Republicanos), Paulinho do Transporte (PT) e Danilo Balas (PL). O tribunal também informou que a cidade terá 469 candidatos a vereador disputando as 25 cadeiras da Câmara Municipal.
Candidatos e candidatas à Câmara
Dos 469 postulantes ao parlamento municipal de Sorocaba, são 151 mulheres e 318 homens. Há mais do que dois candidatos homens para cada mulher, mesmo com elas sendo maioria na cidade, com 53% do eleitorado local.
Pelo número total de 469 candidatos à Câmara, cada uma das 25 cadeiras terá quase 19 concorrentes (18,76) por vaga no Legislativo municipal. Isso sem considerar o quociente eleitoral, que leva em conta o número de votos de cada candidato juntamente com os votos totais em cada legenda ou federação partidária.
Os candidatos proporcionais (a vereador) em Sorocaba estão distribuídos em 25 agremiações partidárias, considerando inclusive casos em que os nomes estão registrados na Justiça Eleitoral conforme a federação de partidos à qual pertencem no âmbito federal, e que, nos casos locais, incluem duas ou três siglas.
De 15 a 26 candidatos por agremiação
Segundo registrado pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (16), os nove partidos com maior número de candidatos a vereador em Sorocaba têm 26 concorrentes cada um. São eles: Republicanos, Solidariedade, União, Pode, PP, PRD, PSB, PSD e MDB.
Com 25 candidatos são outras quatro agremiações: PL, Agir, Mobiliza e a Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV). Na sequência, vem o Avante, com 23 postulantes a vereador.
Já o partido DC disputa vaga na Câmara de Sorocaba com 22 nomes; enquanto a Federação PSDB/Cidadania apresentou 20 candidatos. O PDT aparece na relação do TST com 19 candidatos em Sorocaba, número idêntico ao do PMB.
As legendas com menor número de concorrentes ao Legislativo municipal são o PRTB, com 15 candidatos, e a Federação que reúne Psol e Rede, igualmente com 15 candidatos.
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
Fonte: Portal Porque